sábado, 20 de novembro de 2010

Síntese dos trabalhos das Foranias - Dia 20/11

1. À luz do Doc. de Aparecida o que nos propomos a fazer para transformar nossas comunidades, grupos  e movimentos em casa-escola de oração e acolhimento?

Fomentar a consciência comunitária paroquial, mesmo diante da especificidade do carismas existentes.
Promover a participação das pessoas nas celebrações, pastorais e movimentos, visitando as famílias e animando a fé.
Unificar as pastorais em torno da espiritualidade missionária, sublinhando a partilha das vivências pastorais.
Promover a criação e fortalecimento dos conselhos paroquiais e comunitários (A Forania 5 já possui regimento destes conselhos).
Realizar assembléia setoriais com as capelas e setores missionários. Dar preferência às pequenas comunidades como lugares da experiência com Deus e da convivência fraterna e missionária. Realizar retiros de formação.

2. Qual o objetivo principal que vai nortear os nossos trabalhos em eixo?
Eixo Palavra: Estimular um projeto de promoção da Leitura Orante da Palavra; Criação de Círculos Bíblicos para animar e formar as comunidades pequenas em torno da Palavra e intensificar o trabalho catequético, tornando a expressão devocional uma expressão missionária e mais fortalecida pela Palavra de Deus.

Eixo Sacramento: Difundir a oração do Ofício Divino das Comunidades; proporcionar a formação litúrgica nas três dimensões; retomar a idéia do Diretório Litúrgico-Sacramental; promover a vivência ativa e frutuosa das celebrações eucarísticas, e dos demais sacramentos, despertar as comunidades para a valorização do Dia do Senhor; manter uma formação permanente para as equipes paroquiais, aprofundando e vivenciando a vida litúrgica da Igreja. Dar a devida importância ao caráter comunitário das celebrações sacramentais nas comunidades. Celebrar a liturgia a partir de uma experiência pessoal com Jesus Cristo para um despertar missionário.

Eixo Ação: Sistematizar as ações já existentes, fortalecendo as ações sociais. Reanimar a Pastoral da Educação. Fortalecer o trabalho das pastorais que atuam em defesa da vida, como por ex. Pastoral da Criança; Viver o compromisso e a fidelidade à ação evangelizadora. Fortalecer a ação participativa e solidária como expressão de fé.

Nenhum comentário: