sábado, 20 de novembro de 2010

Intervenções na plenária de apresentação dos trabalhos das Foranias - Dia 19/11

Intervenção Pe. Leandro
Sobre o Projeto Rumo ao Jubileu: Projeto grande, desafiador a ser vivido intensamente e conjuntamente. Se dispôs ao trabalho e à colaboração. Comunicou as iniciativas que serão tomadas nos próximos messe para melhor estrutura a comissão.

Intervenção Ir. Annete
Uma comissão para obras sociais, como as que cuidam dos dependentes químicos, outros tipos de irmãos marginalizados. Algo voltado para o serviço aos irmãos.

Intervenção Pe. Ivo
Propôs a elaboração de um Diretório Sacramental para a Diocese. Algo que viabilize e normatize a vida litúrgica da Diocese. E de um Diretório para a Catequese.

Intervenção Pe. Sebastião
Pediu maior empenho e motivação na catequese paroquial e diocesana para que não fique só na celebração o Centenário da Diocese.

Intervenção Ir. Rosália
Expressou alegria pela participação na Assembléia Diocesana de Crato.
Informou que a preparação para a Assembléia Regional em novembro de 2011 na Diocese de Crato foi iniciada em fevereiro de 2010. A primeira Reunião de Coordenadores foi em Quixadá, lá foi feita uma reflexão eclesiológica a partir da proposta do Concílio Vaticano II: Uma Igreja-comunhão, que nasce do Mistério Pascal.
Segunda reunião em Tianguá. Terceira reunião em Fortaleza; segundo os participantes precisava informar os bispos os andamentos desta preparação.
O CONSER se reunirá nos próximos dias de 23 a 25 de novembro. Dia 23 será reservado para os Bispos, 24 e 25 com a participação de todos.

Intervenção Diác. Paulo
Falou sobre em nome da Comissão de Campanhas. A solidariedade é uma constante entre o povo brasileiro. Três campanhas são feitas no Brasil com o objetivo de evangelizar e de mobilizar para a solidariedade. A Campanha da Fraternidade – Solidariedade social para com os pobres, Campanha para a Evangelização – corresponsabilidade de todos na realização da missão evangelizadora da Igreja; e Campanha Missionária – organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias para fazer discípulos e missionários de Jesus todos os homens.
Para atender à necessidades universais da Igreja Católica a Coleta para os lugares santos; Óbulo de São Pedro; Coleta para as missões em outubro.
O objetivo, na Diocese, é melhorar os aspectos de compromisso com a evangelização, despertando profundo senso de partilha e mobilização para a solidariedade.
Transformar as campanhas em momentos fortes de solidariedade. A nível nacional constatou-se que ainda existem paróquias e dioceses de que não enviam a coleta das campanhas. É importante valorizar a intenção das pessoas.

Projeto para o próximo ano:
As campanhas deverão acontecer nas famílias, nos grupos e nas comunidades eclesiais, sob o estímulo do padre.
Antes de todas as campanhas providenciar a solicitação do material com antecedência junto à comissão para as campanhas.
Programar junto com a equipe permanente um encontro de estudo do texto base e de programação das atividades nas foranias.
Definir as atividade a serem assumidas conjuntamente.
Estabelecer a programação da abertura em âmbito paroquial.
Buscar, juntos, os meios para que as campanhas possam atingir eficazmente todos os espaço e ambientes da realidade paroquial.
Em cada forania há três diáconos para auxiliar na preparação das campanhas.
Promover as campanhas durante todo o seu período de duração, receber as doação e enviar diligentemente para a Diocese.
Durante a Campanha intensificar sua divulgação, entregar os subsídios em tempo oportuno e realizar a coleta.
Depois da Campanha avaliar sua realização e encaminha à Equipe Diocesana; garantir o repasse da parte da coleta à Diocese, ao Regional e à CNBB Nacional.
Que as campanhas nos proporcionam momentos fortes para despertar o senso de que a missão continua.

Nenhum comentário: