sábado, 20 de novembro de 2010

Intervenção do Pe. Nelito - Modelo de CEBs

Pe. Nelito interviu para dar seu testemunho do que significa Comunidade Eclesial de Base servindo-se de um texto de Tertuliano de Cartago, 200 d.C.
“Somos um corpo pelo sentimento da mesma crença, pela unidade da disciplina e pelo vínculo da mesma esperança formamos uma liga e uma congregação para sitiar a Deus com as nossas orações, como exercício em formação cerrada. Esta violência agrada a Deus. Rezamos também pelos imperadores, ministros e governantes, pela prosperidade do mundo, pela tranqüilidade geral, pelo adiamento do fim dos tempos. Nós nos reunimos para ler as sagradas escrituras, se os acontecimentos do presente nos obrigam a procurar nelas, sejam advertências para o futuro, sejam exemplos do passado. Com estas santas palavras nutrimos nossa fé, levantamos nossa esperança, reforçamos nossa confiança e cerramos também nossa disciplina, inculcando seus preceitos. (...) E mesmo se existe entre nós uma espécie de caixa comum, ela não é construída por quantias “honorárias” pagas pelo eleitos, como se a religião fosse  leiloada. Cada um paga uma contruibuição modesta, num dia fixo do mês , ou quando quer, se quiser e se puder. Niguém é forçado; a contribuição é livre. É um depósito de piedade. (...)
Quanto ao nome de “irmãos”, pelo qual nos chamamos, eu creio que os faz perder a cabeça, [os inimigos] somente por entre eles todos os nomes de parentesco são dados apenas por afeição simulada. Ora, somos mesmos seus irmãos, pelo direito da natureza, nossa mãe comum; embora vocês não sejam propriamente homens, porque são maus irmãos. (...) A nossa refeição revela sua razão de ser no próprio nome: chamamo-la com um nome que significa ‘amor’ para os gregos...”
(Tertuliano, Apologético, capítulo 39)

Nenhum comentário: