sábado, 20 de novembro de 2010

Síntese dos trabalhos das Foranias - Dia 19/11

1 - O que são CEBs e quais os novos desafios que elas enfrentam hoje?
R- São comunidades eclesiais organizadas no campo e na cidade, é o chão onde se firmam todos os movimentos e pastorais, é um modo de ser igreja que favorece a participação e a comunhão eclesial e social, com índole ministerial a serviço do Reino.
- Entre tantos desafios encontramos a dificuldade de transmitir pra uma sociedade globalizada e urbanizada a opção preferencial pelos pobres, dando- lhes uma vida mais digna, justa e participativa no meio em que vivemos; a crise cultural, o programa econômico mundial marcado pelo utilitarismo e pelo consumismo torna difícil a vivência comunitária, a partilha, num meio, onde há concentração de riquezas em alguns face à necessidade de tantos; a lei do menor esforço, ou seja opção pelo o descartável e passageiro; a vivência em comunidade, falta o sentido de partilha entre as pessoas. É desafiador transmitir à geração atual, marcada pelo individualismo “computatorial”, a experiência do “viver com”.

2 - Que destaque podemos dar às CEBs em seu percurso histórico e experiência dos
Intereclesiais?
R – A troca de experiências das diversas comunidades, surgindo de um pequeno movimento do próprio povo, para a celebração do reino de Deus. O crescimento dos participantes e envolvimento gerando protagonismo na solução de situações vividas pelos povos. As CEBs também têm sido destaque na criação de projetos que hoje fazem parte das políticas publicas. Os intereclesiais são grandes celebrações eclesiais que, gerando reflexão e conscientização, fortalece as comunidades.
Foi se criando ao longo dos intereclesiais um patrimônio teológico e pastoral onde as CEBs em seu período efervecente serviram de modelo para a Igreja do mundo todo, renascendo hoje com mais convicção. Assim as CEBs contribuíram para as Conferências que viam nelas uma luz para uma maior unidade da Igreja.

3 - Que tipo de exigências se têm nas CEBs expressa pela eucaristia, pela palavra de Deus e pela participação de seus membros nos movimentos sociais?
R - Testemunho de vida, de missionariedade, solidariedade, espiritualidade, de vivência eucarística e de comunhão com a vida do próximo. O Ecumenismo, a formação dos discípulos missionários, o diálogo com diversas pessoas e setores da sociedade, o anúncio e vivência da palavra de Deus, testemunho de Fé e conversão e o compromisso com os mais pobres. Tudo isso relaciona-se com a Eucaristia que é sacramento de comunhão e participação na vida divina e na vida humana.

4 - Qual a função da matriz na formação da paroquial em rede de comunidades?
R – Ser a comunidade mãe; formar os conselhos paróquias e comunitários. Articular as comunidades e acompanhar a formação. Criar equipe de formadores de lideres comunitários para a assumir e acompanhar a missão nas comunidades. Reorganizar o setor de pregação e catequese para fortalecer o anúncio; o seguimento e a formação dos discípulos missionários, sob a presidência do padre: principal articulador pastoral. Proporcionar a experiência da Palavra de Deus e celebrar na liturgia a alegria e a festa da salvação que Jesus Cristo nos traz, tonando firme e espiritualidade do povo.

Nenhum comentário: